David Portes
David, não é noticia nova a vários. A anos ele vem fazendo sucesso no Brasil e no mundo com suas palestras e estilo de marketing para micro e pequenas empresas, sua historia motiva e leva novos empreendedores a acreditar em sua capacidade, ja que nos fins dos anos 80 ele morava nas ruas juntamente com sua esposa que estava gravida de oito meses . David foi camelo vendedor de balinhas na rua e com o capital inicial de apenas 12 reais que seria para para comprar um remedio para sua esposa e detalhe esse mesmos 12 reais teria sido emprestado e dele construiu um império milionário e é hoje uma das figuras ,mais conhecidas no Brasil e em alguns outros paises
Conhecido mundialmente como o melhor palestrante de motivação,
marketing,empreendedorismo, criatividade e vendas.
Com milhares de palestras realizadas, sendo inclusive citado muitos palestrantes internacionais. Em suas palestras, David, utiliza-se do método chamado
"Poder e Clareza", para incentivar as pessoas a enfrentarem suas
limitações pessoais e profissionais, mostrando que possível superá-las
com atitude e perseverança.
Após iniciar sua trajétoria em 1986 vendendo doces em uma barraquinha no
Centro do Rio, o ex-camelô inovou e logo, suas ações pioneiras de
"Street marketing" o crendenciou no ano de 2000, a ser convidado para
ministrar a sua primeira palestra no 12º Fórum de Marketing Industrial a
convite do Drº José Carlos Teixeira.
ASSUNTOS ABORDADOS EM SUA PALESTRA
Como criar diferenciais para aumentar as vendas da sua empresa
Como conquistar e manter clientes através do marketing boca a boca
Como criar estratégias de sucesso para sua empresa
Desenvolver atitudes vencedoras na vida e nos negócios
Despertar o entusiasmos através da imersão de conhecimento por meio da
sua historia de vida.
A HISTÓRIA DE DAVID PORTES
Fonte: http://www.escolafreelancer.com.br
David Portes pediu 12 reais a um amigo para conseguir comprar um remédio
para a sua esposa. No caminho para a farmácia, David decidiu comprar
doces para depois revender, de forma a conseguir mais dinheiro. A ideia
deu certo: David conseguiu transformar os 12 reais em 24, comprou o
remédio e a partir daí iniciou o seu próprio negócio.
Ele foi dobrando constantemente o seu capital, até que montou uma
pequena barraca. A partir daí, começou a ganhar cada vez mais dinheiro:
atualmente dá mais de 15 palestras por mês e tem várias franquias. Mesmo
assim, continua trabalhando naquela barraca de Camelô, onde tudo
começou.
Mas nem tudo foi sucesso na vida deste empresário de sucesso.
Enquanto morava na rua, David Portes era portador de cana, em Campos.
Contudo, David sabia que para sair daquele estilo de vida ele precisava
de alterar alguma coisa. “Eu tinha que sonhar, eu tinha que ter um
objetivo. Já casado fui em busca desse sonho”, referiu o futuro
empresário. Para isso, mudou-se para o Rio de Janeiro. Lá, ainda
conseguiu alguns trabalhos como motorista na empresa Puligram e esse
dinheiro serviu para alugar um barraco na favela da Rocinha. Contudo,
passado alguns meses essa mesma empresa acabaria por despedir David
Portes. “É o que eu falo sempre: empresa que não sabe orientar talentos,
está condenada ao fracasso”, afirmou em tom de brincadeira o
empreendedor brasileiro.
Com a mulher
grávida, David Portes começou a ficar sem dinheiro. Mas nem as
dificuldades fizeram-no pensar em retornar para Campos. “Eu tinha vindo
em busca de um sonho. Eu precisava de ser persistente, de ter atitude.
Passei frio, passei fome, mas nunca desisti do meu sonho. Deus me
colocou em prova. Eu estava ali, vulnerável. Muitas pessoas do mundo da
droga tentaram me aliciar”.
O PASSADO
David Portes desde muito cedo esteve ligado ao marketing.
Ainda quando era pequeno, além de trabalhar como cortador de cana, este
empresário também ajudava o seu irmão a vender laranja durante o final
de semana. “Eu ia sempre com o meu irmão mais velho, o Batista. No final
de todas as vendas, ele chegava para mim e dizia para dividirmos essas
vendas em três partes. A primeira, era para repor as mercadorias. A
segunda, servia para gastarmos com as nossas necessidades. E a terceira,
guardávamos. Isto porque, tal como ele afirmava, tudo aquilo que for
gasto de forma desnecessária jamais irá voltar”.
David foi aplicando este princípio nos seus negócios.
No fim do primeiro ano da sua banca, ela já tinha 320 artigos para
venda. Mas mais do que isso, aquela terceira parte que o seu irmão lhe
falava, tinha permitido, ao fim de 365 dias, retirar a sua mulher e o
seu filho da rua. “Foi o dia mais feliz da minha vida”, relatou o
empreendedor. “Sonhar só mesmo durante a noite. Durante o dia, nós temos
de traçar as nossas metas e ir atrás dos nossos objetivos. Ter atitude,
porque a vida só é dura para quem é mole”.
TÉCNICAS UTILIZADAS POR ESTE EMPRESÁRIO
Uma pequena pesquisa na internet,
permite-nos ver que David Portes tem uma história de vida bastante
interessante e que ele é realmente um caso de sucesso, de uma pessoa que
saiu do zero e conseguiu triunfar no mundo dos negócios, vendendo algo
simples como doces. Mas afinal, o que diferencia o “Camelô do David” das
outras milhares de barracas que estão no Brasil? Na verdade, David
Portes é o que está por trás de todo este sucesso. Ele soube, desde o
início, antecipar as tendências do mercado.
Desde
muito cedo, ele fez ofertas para os seus clientes com o objetivo de
criar uma base de dados, algo que ele considerou imprescindível. “Só
assim poderia saber o que ele quer e o que ele não quer. Enfim, dá para
trabalhar muito bem a pós-venda. Isso é investimento. Muitas pessoas
diziam que eu não iria aguentar financeiramente. Eu sabia que hoje
estaria dando um passo para trás, mas que amanhã estaria dando milhões
de passos para a frente. O marketing de boca a boca começou a funcionar
muito bem”.
Outra das formas que David Portes teve para inovar o seu negócio
foi a entrega de doces no carro do cliente. Ele apenas precisava de
parar a viatura, fazer o seu pedido e o colaborador entregava o doce sem
o cliente precisar de sair do carro. “O cliente é o nosso rei. Nós
temos que dar a ele o menor trabalho possível”. Esta campanha teve o seu
primeiro grande resultado quando um jornalista utilizou o serviço. “Ele
pediu oito reais. Aí eu acabei oferecendo dois cupões. O jornalista
ficou surpreendido porque pela primeira vez estava vendo um camelô
fazendo marketing. No entanto, eu nem sequer sabia que ele era
jornalista. Ele perguntou o meu nome e eu fiquei sem perceber porquê. No
dia seguinte, vários clientes chegaram com um jornal na mão mostrando a
reportagem. Naquela coluna só saia gente da alta sociedade e de repente
saiu um camelô. Aí começou a chegar a Globo, a Bandeirante e outras
televisões. Estava dando a minha primeira coletiva!”.
David Portes baseia-se, principalmente, em alguns princípios para conseguir fazer sucesso no seu negócio.
O primeiro é ser verdadeiro. Sei que este conselho pode parecer
muito cliché, mas a verdade é que muitos vendedores concentram-se apenas
em vender e ficar esperando o dinheiro do cliente. Como pode ver no
video que mostramos mais acima, David Portes está sempre com um sorriso
no rosto. Certamente, você se lembrará de algum vendedor que tenha
ficado na sua memória. A probabilidade de você regressar lá para fazer
uma nova compra é muito elevada. Sei que enquanto freelancer isso é mais
complicado, visto que muitos dos nossos clientes nós nem sequer
visualizamos, mas poderá marcá-lo pela sua simpatia ou pela atenção que
você dá à pessoa que comprou o seu serviço. “Um sorriso abre todas as
portas..e as carteiras também!”.
DELIVERY: A CHAVE PARA O SUCESSO
Como puderam ver pelas declarações
acima, David Portes sempre tentou estar um passo à frente da sua
concorrência. Mas o seu principal destaque aconteceu com a criação do
Delivery. Este empresário pretendia oferecer os seus doces na casa ou
escritório dos clientes. Mas tinha um grave problema: naquela altura, os
telefones eram muito caros. Para resolver esse problema, David decidiu
começar a usar o orelhão que estava ao lado da sua barraca. Foi a uma
empresa de marketing, mandou fazer uns cartões e a partir daí começou a
fazer as vendas. “Foi um sucesso. Todo mundo ligava pedindo os doces.
Mas como tudo na vida, começaram a surgir as primeiras dificuldades. Um
concorrente me entregou à empresa que retirou os telefones de perto da
minha barraca. Aí tive que comprar um telefone e criar o meu primeiro
call center”.
No entanto, David ainda
não estava satisfeito. Cada encomenda por telefone gerava cerca de 7 a 8
reais e ele pretendia aumentar esse valor. “Então tive uma ideia e
criei várias promoções. A que fez mais sucesso foi a ‘Quanto mais ligar
mais chances você tem de ganhar’. Com isso, as pessoas começaram a pedir
uma maior quantidade, aumentando as vendas médias. Posso perder
dinheiro com essa pessoa, mas também é importante ver quantas pessoas
não passaram comprando mais só para tentar ganhar? Compensa claramente! É
só encantando que você fideliza”.
CONCLUSÃO
Como é óbvio, a ideia de passar de “12
reais para 120 mil por mês” poderá fazer parecer a história de David
Portes como algo muito simples, o que perde qualquer sentido depois de
uma análise mais profunda. O seu passado, no qual aprendeu a vender com o
seu irmão, foram um excelente princípio para começar a aprender alguns
segredos. Mas desde o início deu para reparar que David não era qualquer
um: mudou de cidade para conseguir um sonho e foi atrás daquilo que
pretendia. Teve dificuldades que fariam qualquer um desistir nos
primeiros meses. Mas este empresário foi persistente e contou com um
golpe de “sorte”, típico de quem sabe aproveitar uma oportunidade. É
claro que aqueles 12 reais poderiam ter se tornado em mais fracasso,
caso David não tivesse conseguido multiplicar as suas vendas.
Depois
disso, foi crescer de uma forma inteligente e sustentada. Sempre muito
controlado financeiramente, David Portes soube utilizar estratégias de
marketing que estavam um passo à frente da sua geração. Inovou nas
formas de entrega, fez promoções, mas acima de tudo, soube cativar o seu
cliente com um sorriso. Esta “vida”, que David dá a cada a venda é, a
meu ver, a sua principal arma para o sucesso. Num mundo em que todos
estão preocupados em conseguir aumentar o número de clientes, este
empresário faz com que qualquer um fique surpreendido.
Transportando
estes métodos para o negócio de freelancer, podemos retirar aqui várias
conclusões. A primeira é que devemos cuidar de todos os nossos clientes
com muito carinho. Sei que muitas vezes estará preocupado em fazer as
suas tarefas o mais rápido possível – afinal de contas você recebe por
hora – mas lembre-se que, a longo prazo, o seu negócio depende muito dos
clientes que conseguir agradar e que façam o tão conhecido boca a boca.
E para isso é necessário atenção e tratá-los de forma única.
Por outro lado, já referi aqui muitas vezes no blog que o freela deve criar um blog.
No fundo, você estará fazendo o mesmo que o David Portes: oferecendo
algo aos seus clientes de forma a fidelizá-los. Ao escrever artigos,
terá publicidade grátis e poderá poupar vários reais. Além disso, poderá
sempre escrever um ebook e pedir em troca do download do livro o email.
Tal como este empresário fez ao início, através das promoções. Se você
gostar de mais histórias de empresários, ACONSELHAMOS QUE SE VOCÊ GOSTA DE HISTORIAS DE EMPRESÁRIOS DE SUCESSO DE UMA OLHADA NOS ARTIGOS DE NOSSO BLOG E ACOMPANHE AS TRAGETÓRIAS DE SUCESSO : https://empreendedorparnaiba.blogspot.com.br

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